Tipos de Dieta Low Carb – Escolha a sua!


Você sabe quais são os tipos de dieta low carb?


Há muito modismo quando o assunto é dieta, porém a dieta low carb, nova sensação do momento, deve ficar bem longe desse título, visto que está nas paradas há nada mais, nada menos, que 154 anos!

Relatos de sua primeira publicação são de William Banting em 1863, com a dieta de Atkins.

Hoje temos mais de 30 estudos que comprovam a eficácia da dieta de baixo consumo de carboidrato em detrimento de doenças crônicas não degenerativas, que são o maior problema de saúde pública mundial, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, hipertrigliceridemia, hipercolesterolemia e a própria obesidade.

Todo esse benefício envolve, principalmente, a redução dos níveis de insulina na circulação sanguínea que a low carb promove, assim como o jejum intermitente.

Se você está à procura de uma dieta low carb, escolha aquela que tem maior semelhança com os seus gostos alimentares e estilo de vida, pois ela precisa, em primeiro lugar, se prazerosa e não penosa, senão você se frustra e desiste facilmente.

Abaixo elencamos os 6 tipos de dieta low carb:

Tipo de Dieta Low Carb: Normal

Alimentos permitidos: carnes, peixe, ovos, vegetais, frutas, nozes e sementes.

Alimentos não permitidos são: grãos, batatas, e açúcar.

Ou seja, tem menos carboidrato, mais proteína e gordura. A recomendação de carboidrato irá depender do objetivo da pessoa, sendo:

  • 100 a 150 gramas de carboidratos por dia – para pessoas que querem manter o peso e pessoas que praticam atividade física. Dá para comer uma quantidade ilimitada de vegetais, bastante fruta e até algumas raízes, como batata-doce e batata;

  • 50 a 100 gramas de carboidratos por - indicada para pessoas que precisam emagrecer muito pouco ou que querem manter o peso;

  • Menos de 50 gramas de carboidratos por dia – para pessoas que precisam emagrecer bastante e rápido. Neste caso, a ingestão de algumas frutas é um pouco limitada.

Tipo de Dieta Low Carb: Dieta LCHF (Low Carb High Fat)

É uma variante da low carb normal que preconiza comer menos carboidratos e produtos processados e mais gordura e produtos inteiros.

Alimentos permitidos: carnes, peixes e frutos do mar, ovos, gorduras saudáveis, vegetais, produtos lácteos, nozes e frutos silvestres.

A ingestão de carboidratos desta dieta está entre 20 a 100 gramas de carboidratos por dia. Podemos considerar o LCHF como uma mistura da dieta paleo e cetogênica.

Tipo de Dieta Low Carb: Dieta Paleo Low Carb

Alimentos permitidos: alimentos naturais (aqueles que eram disponíveis na era paleolítica), como: carnes, peixes, mariscos, ovos, vegetais, frutas, tubérculos, nozes e sementes.

Alimentos não permitidos: alimentos processados e industrializados, alimentos açucarados, grãos, legumes e produtos lácteos.

Não é uma dieta que preconiza a baixa ingestão de carbo como a low carb, porém seguida à risca, o consumo de carboidratos diminui bastante. A dieta paleo não tem como objetivo ser baixa em carboidratos, mas quando é aplicada corretamente a ingestão de carboidratos baixa consideravelmente.

Tipo de Dieta Low Carb: Dieta de Atkins

Conhecida como a dieta do carboidrato, é a mais popular das dietas low carb. Tem pesquisas que comprovam sua eficácia e benefícios à saúde.

Preconiza a comer menos carboidrato e proteína e gordura a vontade. Tem tem 4 fases:

1ª Fase – Fase de Indução: Comer menos de 20 gramas de carboidratos por dia durante 2 semanas.

2ª Fase – Fase da perda de peso continuada: Adicionar gradativamente oleaginosas, hortaliças e frutas com baixo teor de carboidratos.

3ª Fase – Fase da Pré-manutenção: Adicionar carboidratos gradativamente quando começar atingir o peso ideal até a perda de peso desacelerar.

4ª Fase – Fase da Manutenção: Comer os carboidratos saudáveis que quiser desde que se consiga manter o peso.

Tipo de Dieta Low Carb: Dieta Mediterrânea Low Carb

Muito popular na Europa, é um estilo de vida bem antigo, que preconiza a alimentação habitual do início do século XX entre os países do mar do mediterrâneo, que vai muito além da alimentação, pois envolve estilos devida, como dormir e levantar cedo, praticar caminhada, lazer, convívio social e ter uma horta para cultivar o próprio alimento. Vários estudos demonstram sua eficácia na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de mama e diabetes tipo 2.

Nesta dieta limita-se o consumo de alimentos ricos em carboidratos como os grãos e preconiza-se o consumo de peixe gordo em vez da carne vermelha e enfatiza o consumo de azeite de oliva extravirgem em vez da manteiga.

O sexto dentre os tipos de dieta low carb:

Tipo de Dieta Low Carb: Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica tem o consumo bem reduzido de carboidrato para que o organismo entre em estado de cetose, mecanismo que fornece energia ao organismo através do tecido adiposo, ou seja, queima de gordura armazenada.

É um tipo de dieta very low carb, muito utilizada para tratar crianças epilépticas e pessoas portadoras do diabetes tipo 2.

Estes são os vários tipos de dieta cetogênica:

- Dieta cetogênica clássica: Ingestão de 10 a 15 g de carboidrato para cada kg de peso corporal, 1 grama de proteína para cada kg corporal e o restante de calorias da dieta em gorduras. Esta é a dieta utilizada para tratar problemas neurológicos. Dieta cetogênica com muita proteína. Um máximo de 20 a 30 gramas de carboidratos por dia. As restantes calorias são provenientes de gordura e proteínas;

- Dieta cetogênica cíclica: Comer muitos carboidratos, pouca gordura e pouca proteína 1 ou 2 dias por semana e seguir uma dieta cetogênica durante 5 ou 6 dias por semana, alternando assim vias anabólicas e metabólicas do organismo;

- Dieta cetogênica estratégica: pequenas quantidades de carboidratos antes ou depois de um treino.

Qual dos tipos de dieta low carb têm mais a ver com você? Conta pra gente!

Até o próximo post!




Equipe Receitas Low Carb

www.lowcarb.net.br

Se gostou, compartilhe!

#keto #corposcetônicos #lowcarb #paleo #primal #qualdietalowcarbfazer #tipodedieta #dieta #verylowcarb #lchf #paleo

0
  • receitas para dieta low carb
  • receitas para dieta low carb