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Como Calcular Carboidrato Líquido na Low Carb?


COMO CALCULAR CARBOIDRATO LÍQUIDO


Não existe uma receita certa para se calcular algo tão complexo.

O que temos são referências à quantidade de carboidrato e estado de cetose, que varia muito de pessoa para pessoa. Depende de fatores como idade, sexo, composição corporal (e quantos kg você quer perder), prática de atividade física e doenças do metabolismo.

Entretanto, o que é ideal para mim, pode não ser para você.

O que as pessoas têm dificuldade de entender, é que dieta low carb não é dieta “da proteína”, nem dieta “no carb”.

É uma dieta onde a fonte de energia é uma gordura de boa qualidade, mas que tem sustentação em verduras, vegetais, frutas, oleaginosas e por último a proteína animal. Entendeu? Se você simplesmente remover alimentos com açúcar e farinha refinada, e alimentos ultraprocessados pela indústria, já estará no caminho certo.

Algo que vai ajudar muito, é contar os carboidratos líquidos, que é a diferença entre a fibra e a quantidade de carboidratos nos alimentos.

Por exemplo, uma maçã de 100 g tem 14 g de carboidratos e 2,4 g de fibra. Portanto ela tem 11, 6 g de carboidratos líquidos, que é a quantidade que vai somar na sua dieta.

Vamos ao guia que elaboramos, que é apenas para fins de orientação:

De 100 a 150 gramas de carboidratos líquidos por dia

Quantidade moderada de carboidrato por dia.

Funciona melhor para pessoas que querem ter uma alimentação saudável, que praticam atividade física, que precisam perder pouco peso e ainda manter a massa magra.

Nessa faixa, daria para consumir sem problemas babata e batata-doce e consumir moderadamente alguns grãos e leguminosas.

De 50-100 gramas de carboidratos líquidos por dia

Funciona melhor em pessoas que já querem perder um pouco mais de peso mas que não praticam atividade física; pessoas que engordam com muita facilidade e para a manutenção do peso atual.

De 20 a 50 gramas de carboidratos líquidos por dia

Funciona melhor para quem precisa emagrecer bastante e rápido, e para casos de diabetes tipo 2.

Abaixo de 50 g já entra em estado de cetose e como o corpo passa a se alimentar da gordura armazenada, o apetite diminui.

Ressaltamos mais uma vez que o carboidrato é reduzido da dieta e não abolido.

Como dissemos no post de ontem, você terá que descobrir através de testes a quantidade de carboidrato que funcionará melhor para você.

Conta pra gente, qual a quantidade de carboidrato que você se adaptou melhor e conseguiu atingir seus objetivos?

Até o próximo post low carb!


Equipe Receitas Low Carb

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